segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Hamurabi era egoista? ou pensava no outro?

Everbody Hurts - R.E.M.

Quanto que é 2010 menos 1700 anos antes de Cristo?
Vou te ajudar, sem calculadora é mais de 2000 anos...
O Hamurabi que inventou um código nas pedra...
Te adianto que foi uma medida que ele acreditava que daria certo para a sociedade lá da Mesopotâmia da Babilonia.
Como era mesmo o jargão? Olho por olho, dente por dente?
Então quer dizer que naquela época se vc roubasse alguma coisa minha eu poderia roubar alguma coisa sua(hum... será que teria que ser a mesma coisa? se o vc não tivesse o que eu tinha eu poderia escolher outra coisa... parece ser legal esse codigo hã?). Se vc matasse meu pai eu mataria o seu(hum... credo que horror, não!, devia ser uma carneficina tudo isso). Então se vc cobiçasse a minha mulher eu poderia cobiçar a sua(tá e se vc fosse mulher? Eu não ia querer o seu homem, poderia pensar numa prima, irmã, mas mesmo assim, essa e-storia já está indo longe demais... e por que eu iria cobiçar alguém da sua familia? matar seu pai ou roubar alguma coisa de vc?) Só porquê vc fez isso comigo?

 Acredito que para tudo tem um contexto, quando não tem inventamos algum por vontade ou força maligna, ou sei lá o que! Mas o que importa é que isso é muito parecido com o termo vingança. Pense na vingança e agora no código de Hamurabi,  são muito semelhantes, e também com uma expressão muito utilizada: "Vou pagar na mesma moeda..."

Agora me diz, por que eu preciso pagar na mesma moeda ou me vingar de outra forma, eu vou ganhar só a sua infelicidade, o seu desastre... Não vou me sentir melhor por lhe dar o troco... Pode ser legal, bom, mas momentaneamente(ouvi dizerem já: o que é um peido pra quem tá cagado? seguido de gargalhadas de quem proferiu isso, essa frase me deprime, sério!)

Agora pense nas pessoas como objetos e pense também que as pessoas hoje estão se transformando em pixels e codigos binarios no seu computador, assim eu(pequeno, magro e fraco) posso mandar tomar no meio do olho do... , do outro lado do mundo, um otário( com 2m de altura, bombado, sem cerebro e faixa preta em jujitsu) que ele não virá aqui me bater. O maximo que ele fará, é me retribuir a mesma frase ou pior, ou pior ainda, ficar off-line).

Pense nas discussões on-line, para ser sincero, não tem a menor emoção.
Discutir on-line e pagar na mesma moeda, uma ofensa, não tem a menor graça.
E ainda, para quê eu vou querer que vc sofra, se eu já estou sofrendo(inventem ai algum motivo, uma historinha, usem a criatividade)? Por que eu vou querer o sofrimento do outro?

E esse individualismo, esse descompromisso com os outros? Agora pensem lá na idade da pedra, todos nós estamos morrendo de fome, se encontramos comida, o mais rapido, o mais forte e o mais inteligente, vai matar a fome, e para isso terá que matar seu proximo numa disputa, possivelmente.

Não sei quanto vc, mas eu não estou nem na pré-história, nem na época do Código e nem no Alaska congelando e passando fome tendo que matar meu amigo para me alimentar da carne dele para não morrer.

Pense!

Um comentário:

  1. É muito certo isso. Foi essa semana, essa semana, a primeira vez que eu desejei do fundo do meu coração, e pedi a Deus, pela felicidade de alguém que me machucou mais do que tudo nesse mundo. Cresci, não quero mais a vingança, como vc disse no seu texto. Sou mais feliz com a felicidade, even the hapiness has been of someone who hurts us. (muito boa a musica)

    ResponderExcluir